5 Truques para as Mães Aumentarem a Produção de Leite Materno

As mães nem sempre têm leite materno suficiente para os lactentes. É normal que nos preocupemos ainda que tenhamos o congelador cheio de sacos com leite. Devemos estar sempre prevenidas! Apesar disso, aquelas mulheres que estão a fazer fase à escassez, durante a extração e a alimentação podem ver-se um tanto ou quanto atrapalhadas.

Mas não se preocupem! Se a vossa produção fica aquém do solicitado pelo bebé, temos uma serie de truques para tentar aumentar a produção de leite materno. Só tem que seguir estes conselhos.

 

Aplicar calor húmido

O calor húmido pode proporcionar-nos vários benefícios: aumenta a circulação, abre os canais galactóforos e estimula a descida do leite.

Todos estes benefícios vão estimular o fluxo de leite. E de que maneira devemos pôr em prática esta técnica?

  • Antes de amamentar, podemos aplicar uma compressa quente e húmida para os seios.
  • Usando os pontas dos dedos, massaje suavemente desde a parte superior do peito até baixo e sobre o mamilo.
  • E, em seguida, pressione firmemente sobre o peito e massaje com movimentos circulares. Assim, o leite irá dirigir-se para os mamilos.

 

Alimentar com mais frequência

Já deve ter ouvido isto várias vezes, mas é verdade: quanto mais dá o peito, mais quantidade de leite está a pedir ao seu corpo. Quanto menos vezes amamentar, é como estar a dizer ao seu corpo que o leite não é necessário. É normal dar peito em média de 8 a 12 vezes por dia.

Quando está a amamentar, aproveite ao máximo o momento. Disfrute do contacto pele com pele, porque assim é como o bebé fortalece uma relação de amor e carinho com a madre. As hormonas do nosso corpo como a oxitocina estão fortemente ligadas à amamentação. O contacto com o bebé irá fazer com que aumentem consideravelmente, favorecendo o fluxo de leite.

 

Ajustar a rotina de alimentação

Há duas maneiras de ajustar a nossa rotina de modo a aumentar a produção de leite: alternar os seios e extrair leite entre as amamentações.

Na primeira, devemos mudar o bebé de um seio para o outro. Quando já estiver numa situação em que está comodamente a succionar no primeiro, mudamo-lo para o outro seio. Por outro lado, devemos ter em conta a extração. Iremos fazê-lo com um tira-leite. Este ajudará a drenar os dois seios, o que estimula um enchimento muito mais uniforme e fácil.

 

A “hora de potência da extração”

Esta técnica é muito popular entre as mães. É um processo de amamentação rápido no qual extraímos a quantidade de leite necessário para o bebé para todo o dia. Para isso, necessitaremos de estar num local com intimidade, pois requer bastante tempo. Devemos fazê-lo apenas uma vez por dia, e procurar fazê-lo sempre à mesma hora todos os dias. É muito importante que, além disso, se faça este processo com um bom saca-leite que seja cómodo e suave.

A primeira extração deve durar 20 minutos aproximadamente. De seguida, descansamos cerca de 10 minutos. As seguintes duas tomas devem durar 10 minutos, com os seus respetivos descansos.

 

Conselhos sobre a nutrição

Já sabemos algumas técnicas a ter em conta para aumentar a produção de leite. Apesar disso, também devemos preocupar-nos com a nossa rotina alimentar durante o processo de lactancia, porque pode influenciar positivamente ou negativamente na extração.

Deveremos considerar a ingestão de ferro nas refeições. O ferro melhora a circulação e a produção de leite. Os cereais como a aveia são idóneos para combinar em qualquer refeição, sobretudo nos pequenos almoços. Os chás com alfafa e um pouco de palha de aveia são milagrosos!

Mas, sobretudo, a hidratação é fundamental. Beber em média dois litros de água por dia irá estimular a produção de leite. Ao ser composto por cerca de 88% de água, devemos beber tantas vezes quantas sejam possíveis.