Como Celebrar o Primeiro Natal do Bebé

Chega o Natal e, para celebrá-lo com os nossos entes queridos, devemos ter bem organizados todos os preparativos. Nunca é fácil gerir quando estamos sozinhos, e menos ainda quando temos de cobrir as necessidades do recém-nascido: o nosso bebé. Temos de conseguir que nada nos impeça nesta missão e que, por isso, o bebé disfrute deste primeiro contacto com a época festiva.

Nestes dias temos de prestar especial atenção para que o mais novo da casa esteja confortável e seja recebido por todos. Então, como podemos celebrar o primeiro Natal do bebé? Esperamos que possamos ajudar com este conjunto de conselhos, que se pode aplicar a qualquer dia desta época festiva. Leiam com atenção!

 

Primeiro, uma roupa confortável

Durante estes dias de celebração, uma das incógnitas é o que nos vamos colocar em cada banquete. Para o nosso bebé, o conforto é um requisito indispensável. Mas quem disse que o conforto não é sinónimo de elegância? São dois conceitos que podem estar ligados na perfeição durante o Natal.

As cores em tons de bege ficam sempre bem com a chegada do inverno, por exemplo, um macacão combinado com uma camisa branca. Os collants também são uma grande solução para combater as baixas temperaturas, e se saírem de casa para passear, um gorro será o melhor para proteger a sua cabeça. Umas botas serão o toque final de um look confortável e adequado para estas festas.

 

Aproveite a oportunidade: sair de casa

Quando se aproximam os dias fortes, como a noite de Natal e a noite de ano novo, devemos ter em conta a situação da casa. É preferível sair de casa: quanto menos esforço tivermos durante estes dias, melhor. E sobretudo depois do parto ou durante o primeiro ano da criança.

Ainda que os bebés vão adquirindo recordações da sua própria casa, estes desfrutarão de um Natal caloroso em casas alheias se for na companhia dos seus pais. Além disso, isto permitirá uma hora de ir embora oportuna, para que o bebé possa descansar. Se o celebrarmos na nossa própria casa, será mais difícil “mandar embora” os nossos convidados. Sejamos sinceros, não é que seja a opção mais educada durante estes dias de reunião e felicidade.

 

Uma decoração bonita e segura

Não é Natal na nossa casa se não estiver devidamente decorada. A tradição marca que, ao menos, a árvore esteja iluminada na nossa sala de estar. Isto implica cor, luzes, bolas e figuras penduradas nas braças do clássico pinheiro de natal. Em casa, o resto dos adornos são distribuídos pelas diferentes divisões.

Apesar disso, com um bebé ao nosso cuidado, devemos fazer tudo para que o nosso templo natalício seja seguro para ele. O que podemos ter em conta?

  • Não aproximem o bebé a menos de trinta centímetros da árvore, assim como das luzes. Poderia danificar a sua visão logo muito cedo.
  • Ainda que o mais adequado seja que o bebé tenha o seu berço ou zona de jogos estabelecida, não deixem que gatinhe com objetos que apanhe pelo caminho. O Natal também implica o caos: recebemos a família e é nesta época que a casa pode ficar mais desarrumada.
  • Evitem todo o contacto com cabos e fichas elétricas.
  • Se são amantes das velas no Natal, recomendamos tê-las longe do bebé. A sua curiosidade pode levar fazer com que leve a sua mão à chama a qualquer momento.
  • E cuidado com os brinquedos! Ter em conta que podem levar tudo à boca, e quando se trata de pequenas peças, correm o risco de se engasgarem com elas.

 

Um ambiente tranquilo e acolhedor 

Ainda que possa parecer óbvio, há muita coisa que nos pode escapar. Com a presença de bebés em casa, devemos manter um ambiente calmo e próspero, cheio de alegria e caras conhecidas.

Façamos dos nossos jantares encontros mais tranquilos. Evitemos os sons fortes que produzem os copos e os pratos, uma vez que os bebés têm uma perceção auditiva muito fina e podem incomodá-los muito facilmente.

E lembrem-se de que as presenças estranhas podem assustá-los. No entanto é natural que os Reis Magos e o Pai Natal cheguem a casa de surpresa. Pode a ver algum choro que, no futuro, se irá converter numa anedota.