Conselhos para Estimular o Bebé Dentro do Ventre Materno

No seu interior protege uma vida que está a crescer e muito em breve sairá para a luz do dia. Mas não é só isso. Durante estes nove meses de gestação, o bebé aperfeiçoará os seus sentidos de forma constante. Por esta razão, devemos atuar para assegurar o seu perfeito desenvolvimento mostrando-lhe o mundo desde o momento em que começa a crescer no ventre materno oferecendo-lhe novas experiências sensoriais.

Neste artigo damos alguns conselhos de como pode estimular o bebé dentro do ventre materno. Para isso, têm que se satisfazer os cinco sentidos. Siga-nos nesta viagem.

 

estimular ventre maternoA audição

Juntamente com o tacto, a audição é o sentido que se forma mais cedo. Ao quinto mês, o bebé já perceberá os sons do exterior, os batimentos da sua mãe e, mais importante, a sua voz. Este irá reconhecê-la e poderá sentir como esta se comunica com ele através de palavras doces.

Manter o contacto com o bebé é um requisito indispensável para desenvolver a sua audição. Fale-lhe sem vergonha e estimule-o lendo-lhe pequenos contos sempre projetando a voz para a barriga. A música também é uma aliada do bebé. A música clássica, em particular, produz bem-estar e contribui para a atividade cardíaca do feto, conectando tanto com os sons como com a sua mãe.

 

A visão 

A formação dos olhos no bebé é um processo que começa na quarta semana de gravidez, com a formação dos sulcos no seu rosto. Só na vigésima semana os olhos estarão completamente formados, mas não se abrirão até passarem mais quatro semanas.

No sétimo mês de gravidez, o bebé saberá distinguir a luz da escuridão. Dirigindo um feixe de luz até ao feto, ele reagirá com pequenos movimentos ou pontapés, sinal de que ele pode perceber a diferença. Brinque com a luz sem preocupações pois o bebé não será magoado. Assegure-se de que o faz em momentos em que ele esteja acordado. Não interrompa o seu ciclo de sono. 

 

O gosto e o olfatoestimular ventre materno

A partir do sexto mês, o gosto e o olfato já estarão desenvolvidos no feto de forma paralela. É um processo que acontece a partir da décima segunda semana, e conseguirá diferenciar os alimentos doces dos salgados, assim como o que é amargo e o que é ácido. Graças ao cordão umbilical, canal pelo qual recebe os nutrientes das comidas, conseguirá apreciar este progresso.

A mãe pode permitir-se a um ou outro capricho. Mostre-lhe sabores que ele possa gostar e varie o menu para que ele se familiarize com determinados alimentos. Esta forma de o acostumar fará com que no futuro não tenha tantos problemas para assimilar certas comidas problemáticas. Ainda que tudo seja uma questão de gosto, provar coisas novas não mata ninguém!

 

O tacto

Dentro do ventre, o bebé aperfeiçoará o sentido do tacto e estará pronto para se comunicar com a sua mãe. A partir da quinta semana receberá pequenos estímulos. Na sétima, serão sensações, ao princípio à volta da boca e, algum tempo depois, nas extremidades e genitais.

Participem com o bebé pois ele apreciará os vossos toques e carícias no ventre. Massagem, respondam com doçura e brinquem a tentar encontrá-lo. Ao mínimo toque, ele reagirá.

 

Outros conselhos

Uma vez que sabemos os segredos do feto e as suas respostas, é hora de tomar em consideração umas quantas sugestões:

* Brincar com o calor corporal. Se tem as mãos frias ou mais quentes, ponha-as no ventre para que ele sinta as mudanças de temperatura.

* Usar óleos aromáticos para acariciar o feto. Isto tem um duplo benefício: tanto o bebé irá gostar, como vocês, que estarão a preparar a vossa pele para evitar as estrias depois do parto.

* Consumir produtos ricos em DHA (ácido docosahexaenóico). São ricos em gorduras ómega 3 que podemos encontrar no leite materno. Assim irão favorecer o desenvolvimento neurológico do bebé durante os seus primeiros anos de vida. Encontram-nas no peixe azul, nos frutos secos como as amêndoas e as nozes e a gema do ovo.