Conselhos para Facilitar o Desmame

Um dos momentos mais complicados da criança é o desmame. Quando o bebé poder obter todos os nutrientes através de papas e outros alimentos, significa que já podemos ir considerando deixar o peito de forma progressiva. É uma decisão da mãe e do bebé, mas no entanto, a reação do bebé pode dificultar o processo.

Por isso, devemos seguir algumas diretrizes para que abandonar o peito seja um processo suportável. Deixamos aqui uma serie de conselhos para facilitar o desmame infantil. Estão preparados?

 

Quando começa o processo?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Unicef, recomenda-se a amamentação em exclusivo até aos 6 meses. Quando passar este período de tempo, pode-se alternar a alimentação. Com a introdução de papas, cereais e outros alimentos na sua dieta, podemos variar os horários, e manter apenas a dose matinal e noturna.

Este processo irá prolongar-se até à saída dos dentes e, portanto, assim poderá ir provando novas comidas de forma continuada. No entanto, depende das necessidades do bebé e da mãe. Este processo deveria durar até aos dois anos, que é quando, em teoria, o bebé pode ter uma alimentação completa através de sólidos.

 

Quem toma a decisão?

O desmame, ao fim ao cabo, é uma questão de iniciativa. E, na maioria dos casos, é a mãe quem toma a decisão de reduzir as doses de leite materno. Isto não significa, para o bebé, que se vá romper o vínculo que se tenha criado entre ele e a mãe. Por isso, deve ser um processo natural e lento, substituindo esta forma de união por outra, como o entretinimento. Ler contos, cantar, disfrutar junto dele o ar fresco… qualquer solução deste tipo é possível!

Durante este processo tem que se ser paciente e manter a calma. No se recomenda, em nenhuma circunstância, que a mãe deixe de lhe dar o peito de repente. Só traz inconvenientes para ambos: o bebé poderia desenvolver um trauma com base nisso, enquanto que a mãe poderia sofrer uma obstrução dos canais de leite e, inclusivamente, uma infeção nos seios.

A pesar disso, é possível que o bebé de adiante à mãe e que, pouco a pouco, deixe de se interessar pelo peito. Com a chegada das papas que ele gosta e outros alimentos, o processo do desmame pode acelerar-se sobretudo quando, tiver um ano, se tornem mais distraídos e inquietos.

 

Maneiras de fazer o desmame

Antes de mais, devemos informar o nosso pediatra da decisão que queremos tomar sobre deixar de dar peito. Seguir as suas indicações será o melhor que podemos fazer, pelo bem bebé. As principais recomendações são estas duas opções para que lhe continuemos a dar leite, mas sem lhe ter que dar mama.

 

Extração de leite

Uma possibilidade é aprender a extrair o leite e dar ao bebé no seu biberão. Desta forma, disfrutará dos seus benefícios sem a necessidade de lhe dar mama. No entanto, devemos ter cuidado no procedimento para extrai-lo.

Primeiro lavamos bem as mãos e esterilizamos os objetos que vamos utilizar para secar e guardar o leite. Para fazer a tarefa mais sensível, podemos optar por uma bomba tira-leite. Em função das necessidades da mãe, pode-se escolher uma bomba tira-leite manual ou elétrica. A parteira/enfermeira será quem melhor nos pode elucidar neste aspeto.

Para conservar o leite materno, podemos utilizar as bolsas de armazenamento de Dr. Brown’s. Têm um fecho duplo com o qual o leite se manterá hermeticamente fechado. É recomendado que, nas ditas bolsas, se indique a data de extração e a quantidade de leite na parte superior, no local já disponível para isso.

O leite pode ser conservado à temperatura ambiente durante 6 a 8 horas, e até duas semanas dentro do congelador. Na hora de o descongelar, devemos deixá-lo no exterior durante 4 horas. Por outro lado, não se recomenda voltar a congelar o que sobrou. De facto, quanto mais aproximada for a quantidade de leite que guardarmos na bolsa, melhor, porque não sabemos que quantidade o bebé vai poder beber.

 

Leite de continuação

O leite continuará a ser fundamental na alimentação do bebé. Se decidirmos deixar de lhe dar mama, podemos fazer conta com as fórmulas de leite infantil adaptadas e nutricionalmente completas para o seu desenvolvimento.

Capricare, a nossa marca de confiança, oferece a primeira fórmula de continuação a partir do leite de cabra que tem um processo de secreção mais semelhante ao leite materno. A sua fabricação é simples e natural. A diferença é que a maioria das outras marcas decompõem o leite enquanto que Capricare utiliza o leite inteiro de cabra e só adiciona as vitaminas e os nutrientes necessários para complementar as necessidades do bebé.