Protetores de Mamilos, uma segunda pele para dar peito ao seu bebé

Está grávida. Vai ser mãe e tem um monte de preocupações a rondar a sua cabeça. “Como será o meu bebé?” “Tenho tudo o que necessito?” “E se não pega no peito?” são dúvidas frequentes que nos assaltam durante a gravidez enquanto bebemos um chá, vemos televisão ou estamos no duche. A amamentação é uma das maiores preocupações das novas mães e às vezes transforma-se num desejo frustrado poder amamentar o nosso bebé devido a problemas como a irritação dos mamilos, gretas ou inclusive mastite.

Independentemente da decisão de cada mãe, o certo é que a amamentação, sobretudo durante o recobro, protege o bebé contra doenças e infeções, assim como fortalece o seu crescimento e desenvolvimento. Mas quando chega a hora de alimentar o bebé, muitas mães deparam-se com problemas nas mamas o que frequentemente as faz abandonar a amamentação ou resistir heroicamente a uma dor intensa. No entanto, qualquer dor aguda, que se prolongue mais além do que os primeiros quinze dias ou que não se limite apenas ao início da toma, deve ser verificada.

pezoneras

 Esta dor deve-se em muitos casos a uma má posição do bebé ao amamentar. Colocar incorretamente a criança pode provocar problemas como gretas no mamilo, já que a postura não é a correta, é provável que o bebé não se ajuste bem e lesione o peito. A melhor forma de prevenir as gretas é dar o peito ao bebé da forma correta.

No entanto, uma vez produzidas as gretas, os protetores de mamilos são uma solução cómoda e fácil que lhe permitirá seguir com a amamentação do seu bebé sem problemas. Muitas mães e parteiras não gostam da maioria dos protetores de mamilos do mercado porque são demasiado grossos, mas nós temos encontrado um tipo muito surpreendente: os protetores de silicone de Dr.Brown’s. São feitos de silicone médico, mas a diferença face aos restantes, é que são realmente finíssimos o que permite um ajuste total ao peito como uma segunda pele.

Os protetores de mamilos são um produto muito útil, ainda que desconhecido, que protegem os seus peitos durante a amamentação e ajudam a dar forma aos mamilos planos ou invertidos. O bico do protetor de mamilos contém múltiplos furos para que o leite flua suavemente. Para além disso possuem uma forma arredondada que permite o contacto direto pele com pele entre o nariz do bebé e o seu peito, para que sinta a sua pele e o seu odor. Vendem-se em embalagens de dois e podem lavar-se na parte superior da máquina de lavar louça.

Há muitos mitos à volta dos protetores de mamilos, sobretudo em relação ao tempo de uso. Segundo a Associação Espanhola de Pediatria, ainda que são recomendadas para uso temporário, não há inconvenientes em usar protetores de mamilos por um tempo prolongado enquanto os seios se curam. Depois, é melhor retirá-los pouco a pouco e quando a sua bebé já estiver saciada, até à metade ou fim da toma.

Compartilhe com seus amigos!