Como Enfrentar o Nascimento Dos Primeiros Dentes do Bebé

O nascimento dos primeiros dentes dos bebés é um momento muito importante na sua vida. Com eles, o bebé entra numa nova etapa em que começará a viver novas experiências, especialmente no âmbito da alimentação.

Hoje, dizemos-lhes tudo o que precisam de saber sobre a dentição dos bebés. Desta forma, quando saírem os primeiros dentes ao vosso bebé, saberão como fazer.

Dentição do BebéQuando nascem os primeiros dentes?

Em geral, os primeiros dentes nascem entre os quatro e os sete meses. No entanto, é possível que o seu bebé tenha uma dentição precoce, e por isso o primeiro dente irá sair aos três meses de idade. Por outro lado, também pode ser que seja tardia. Neste caso, a espera pode-se prolongar até ao ano de vida. E até mais!

Não existe uma norma fixa na dentição. Pode ser que ao seu bebé nasçam vários dentes de uma só vez ou um de cada vez. Em qualquer dos casos, devem aparecer pela seguinte ordem: os dois dentes inferiores, seguidos dos dois dentes superiores e depois, por último, o resto dos dentes. Os molares, que se encontram ao fundo, só devem aparecer quando o bebé tiver, aproximadamente, dois anos.

Como curiosidade, devem saber que a dentição dos bebés se desenvolve desde o tempo em que estes estão no útero. No entanto, estão metidos na gengiva, pelo que não os vemos até que comecem a sair.

 

Como posso saber se os dentes estão quase a sair?

Há bebés que passam por este processo sem problemas, por isso o único indício que teremos é a visibilidade do próprio dente. O normal, no entanto, é que a saída dos dentes cause mal-estar aos bebés. Alguns indicadores são os seguintes:

  • O bebé perde o apetite
  • As gengivas inflamam
  • Tem problemas para conciliar o sono
  • Manifesta uma irritabilidade que não é usual
  • Aumenta a recusa em dormir
  • Baba-se de forma excessiva

O principal sintoma de que estão prestes a saírem, é a inflamação das gengivas. Como consequência, esta fica avermelhada e fica mais sensível, o que causa incómodos ao bebé. Por isso, não é de estranhar que vejamos o nosso bebé a levar os dedos continuamente à boca. É uma forma de aliviar a dor!

Ao tocar-se nas gengivas de forma constante, o bebé segrega mais saliva do que o normal. E como não sabe engolir com tanta facilidade como um adulto, esta acumula-se e, por isso, baba-se. Este babar continuo pode fazer com que o queixo fique irritado, por isso é importante que nos encarreguemos de limpá-lo sempre que podemos. Para isso, podemos usar um babete.

Falsos mitos! Se pensa que a dentição provoca febre e diarreia, não é bem assim! Se o nosso bebé tem um destes problemas, devemos ir ao pediatra o quanto antes.

 

Como é que se pode aliviar a dor ou incómodos?Mordedor

A dentição é uma fase incómoda, mas normal, por isso deve-se enfrentá-la da maneira mais natural possível. Para aliviar a dor, podemos ter em conta algumas dicas:

  • É recomendado dar ao bebé algo que possa mastigar, como um mordedor. Estes ajudam de forma eficaz a aliviar a dor, especialmente se se poderem colocar no frigorifico. Assim, o frio provoca a redução da inflamação da gengiva. Em Dr. Brown’s contamos com vários mordedores que se adaptam a cada etapa da dentição e às necessidades dos nossos bebés.
  • Outra opção é a utilização de um dos nossos dedos para massajar as gengivas. Se antes de o fazer-mos, o colocarmos em água fria, o efeito relaxante será ainda maior. Em todo o caso, lembre-se que devemos ter sempre as mãos limpas.

Se estes métodos não funcionarem, podemos consultar o nosso pediatra para que nos indique se podemos utilizar algum medicamento que alivie os incómodos do nosso bebé.

 

Conselhos sobre o cuidado dos dentes

Quando os nossos filhos tiverem a dentição formada, devemos prestar especial atenção ao seu cuidado. Uma boa higiene é fundamental para que cresçam saudáveis e fortes. Vejamos algumas considerações!Pasta de Dentes Natural

  • Não é recomendado que se utilize um dentífrico convencional até que atinjam os dois anos, a não ser que seja uma pasta de dentes naturalsem fluoreto nem conservantes nem corantes.
  • Quando aparecer o primeiro dente, devemos tomar conta da sua limpeza. Podemos começar com uma gaze húmida e posteriormente passar para uma escova de dentes infantil.
  • As chupetas e biberões, com o tempo, podem causar problemas nos dentes do bebé. Por isso, é recomendado que os deixem de usar antes dos dois anos.
  • Uma boa alimentação é fundamental para evitar problemas bucais. Na medida do possível, temos que limitar o consumo de alimentos que tenham excesso de açucares.
  • Regularmente, devemos ir ao nosso dentista para que verifique a dentição do bebé. Assim, saberemos que não há nenhum problema no seu desenvolvimento.