O Que Fazer Durante o Último Mês de Gravidez?

O último mês de gravidez é, principalmente, um mês de sentimentos mistos. Face à alegria da chegada eminente do bebé, aparece a ansiedade, as dúvidas, o stress ou os fortes incómodos que já tinham caracterizado o primeiro trimestre de gestação. Queremos que tudo corra bem e, por isso, sobrecarregamo-nos.

No entanto, ainda que tenhamos a sensação de que o mundo nos vai cair em cima, devemos entender que não é assim. Superados oito meses de gravidez e o último não é mais do que a cereja no topo do bolo. Estamos preparados para receber o bebé com os braços abertos e a reta final não deve ser um problema.

Hoje, contamos-lhe tudo o que necessita ter presente durante este último mês de gravidez, para que, assim, se prepare da melhor maneira possível. Ainda que o bebé já esteja pronto para nascer, é importante que tenhamos que ter em conta determinados conselhos. São aspetos que, seguramente, já sabe, mas nunca é demais recordá-los.

 

Consulte o seu ginecologista

Durante o último mês de gravidez, o seu ginecologista será de vital importância. Ele irá ajudá-la com tudo o que é necessário nesta reta final, desde medir a tensão até analisar a sua urina para confirmar que não tem bactérias que possam afetar o bebé.

É importante que não deixe de consultá-lo com todas as dúvidas que tenha e, sobretudo, visitá-lo sempre que não se esteja a sentir bem. É melhor ir ao médico e confirmar que não é nada, por muito insistentes que possa parecer, do que fazê-lo por medo ou vergonha e pôr em risco o bebé ou a si própria.

 

gravidez ultimo trimestre

Mantenha uma dieta equilibrada

É necessário que, durante este mês, continue a manter uma alimentação correta, assim como nos oito meses anteriores. Por isso, deve ter uma dieta equilibrada que a prepare para o parto, para além de suplementos de ferro e cálcio se for necessário.

Mesmo assim, é recomendável que faça várias refeições pequenas por dia, com o objetivo de não se sentir muito cheias. Deve incluir, sobretudo, frutas, verduras e alimentos ricos em proteínas. Também pode ceder a um capricho se lhe apetecer, mas… cuidado com o consumo de açúcar!

 

Esteja atenta às suas horas de sono

Com os nervos à flor da pele e uma barriga de dimensões consideráveis, é possível que não descanse bem. Mas não deve preocupar-se! Para resolver este pequeno problema, podemos recorrer a uma almofada de amamentação que permita sentar-se de forma confortável.

Além disso, para recuperar toda a energia que seja possível, deve aproveitar cada momento para dormir quando sentir sono. Não é necessário dormir durante muito tempo, umas pequenas sestas serão suficientes.

 

Mantenha a vida ativa

Sempre que não correr riscos e com a aprovação do seu médico, aproveite este último mês para fazer exercício de baixa intensidade. Bastará fazer um pouco de yoga ou pequenos passeios.

O exercício físico é bom para fortalecer o coração e, ajuda-a a sentir-se animada e a descarregar energia graças às endorfinas, pelo que dirá adeus à ansiedade e descansará melhor na hora de dormir.

 

Ter tudo pronto para a grande chegada

Como já mencionámos em outras ocasiões, o segundo trimestre de gravidez é a melhor altura para começar a preparar tudo o que necessita para quando o bebé chegar (berço, chupetas, sitio para mudar as fraldas, biberões…). Agora, é o momento de preparar a roupa, toalhas e os lençóis que o bebé irá usar assim como ultimar os detalhes do seu quarto. Quando se aproximar a data do parto, prepare uma mala em que vai colocar tudo aquilo que poderá ajudá-la durante a estadia no hospital.

 

Gravidez ultimo trimestreDescanse do trabalho

Os especialistas recomendam que se pause a vida laboral a partir do sexto mês de gravidez, mas nem sempre é possível. Se não for, é aconselhável que, ao menos, não trabalhe durante este último mês, pois o stress e a pressão do trabalho podem fazer com que o bebé cresça de forma mais lenta e por isso poderia ter problemas de peso, saúde e crescimento ao nascer.

 

E, sobretudo, disfrute

Começámos este artigo a dizer que, durante este último mês, é normal que sinta ansiedade ou stress, mas se se poder gerir a situação sem eles, ficará agradecida. Não importa se não tivemos tempo para ter tudo preparado para a chegada do bebé. Por ele, pode apenas fazê-lo quando der à luz. O importante nestes momentos é a sua saúde, e a do bebé.

Para fazer face a estes nervos, pode realizar exercícios de relaxamento que lhe permitam estar tranquila emocionalmente e mentalmente. Isto também irá prepará-la para enfrentar o parto.