A Proteção Solar dos Bebés

Não há nada melhor do que um dia de praia. A areia, a água fresquinha do mar nos vossos pés… No entanto, quando vamos com os pequenitos da família, devemos ter especial cuidado com a sua proteção. Se não tomarmos precauções, podem sair prejudicados devido à radiação solar e o calor.

Neste artigo, falamos-vos da proteção solar dos bebés. É recomendado aplicar loções e cremes em idades tão jovens? Vamos averiguar!

 

Em bebés com menos de 6 meses…

Os especialistas em pediatria indicam que não devemos expor o bebé ao sol, porque a sua pele é pouco madura em comparação com a pele adulta, e os raios ultravioletas podem causar-lhe danos que, a longo prazo, podem ser irreparáveis.

Os recém-nascidos não devem ir à praia, e se forem, quando são lactentes, devemos mantê-los na sombra, seja ela natural ou artificial. Nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde podemos estar mais tranquilos, pois o sol não incide com tanta força.

Passa-se o mesmo com o uso dos cremes. É recomendado usá-los antes do tempo estipulado? Regra geral, não. Os pediatras indicam que a sombra é o melhor protetor para o bebé. Os cremes solares podem não ajudar de todo o bebé, ainda que seja de um nível elevado. Além disso, devemos ter em conta que essas loções podem causar irritação ou alergias na sua pele. Os seus componentes químicos podem causar-lhe estes problemas.

A roupa também é um grande aliado protetor para qualquer idade: tecidos suaves como o algodão favorecem a transpiração. E um bom chapéu evitará a radiação direta. Mantê-lo fresco é fundamental, e também não é aconselhável vesti-lo com várias camadas de roupa.

 

A partir dos 6 meses…

Os bebés com mais de 6 meses podem desfrutar do sol um bocadinho mais, sempre e quando estão bem protegidos. No entanto, não é recomendado que estejam expostos muito tempo seguido.

Igualmente, devemos ter em conta uma série de aspetos para que o bebé se sinta como um peixe dentro de água:

 

  • Devemos vestir-lhe uma roupa confortável e arejada, já que o bebé deve sentir-se livre e fresco em todas as idades.
  • Os passeios são ideais para que este se familiarize com os raios solares. A vitamina D que o sol oferece prevenirá perigos graves como as queimaduras. Isso sim, não devemos levá-lo a passear a determinadas horas, como por exemplo evitar a faixa horária das doze da manhã até ás quatro da tarde.
  • A partir desta idade podemos administrar loções e cremes solares. No entanto, devemos ter em conta a sua certificação para peles infantis. Não é recomendado aplicar cremes de adultos, porque, ao fim ao cabo, o seu índice de proteção costuma ser menor e a sua duração é inferior.
  • Relativamente aos cremes, devemos aplicar uma boa camada por todo o corpo. Quanto mais branca e espessa, melhor, assim será absorvida ao longo do dia. Devemos aplicá-la um pouco antes de sair de casa e repetir este ritual a cada duas horas, aproximadamente.

 

Outros conselhos

Agora que sabemos o fundamental, temos mais alguns conselhos sobre como proteger o bebé em dias de calor e sol abrasador:

  • Não devemos usar cremes e loções de anos anteriores, porque, uma vez abertas as embalagens, perdem todas as suas propriedades.
  • Na hora de escolher uma marca ou tipo de loção, esta deve ser hipoalérgica e conter ingredientes que nutrem e acalmem a pele, como o aloé vera.
  • Para os bebés mais morenos, um creme fator 25 é suficiente. Um de 30 para as peles mais claras e, se o bebé tem sensibilidade, devemos escolher uma especial com mais proteção.