As Análises da Mãe no Segundo Trimestre de Gravidez

Durante a gravidez, devemos proceder a uma serie de rotinas que favorecem o desenvolvimento correto do nosso bebé. O objetivo é que o nosso bebé nasça e cresça saudável e feliz. Entre estas rotinas, encontramos a alimentação equilibrada ou o abandono de hábitos prejudiciais e também as análises.

Hà algum tempo falamos sobre quais são as análises imprescindíveis que devemos fazer durante o primeiro trimestre de gravidez. Agora é a vez do segundo trimestre. O nosso médico vai-se encarregar de nos avisar, mas nunca é demais saber com antecedência que análises são e para que servem.

 

Análise de sangue

Entre as semanas 24 e 28, realiza-se uma análise ao sangue para analisar diferentes elementos do mesmo. Também se repete o teste de Coombs e a prova de toxoplasmose se o resultado do primeiro trimestre tiver sido negativo. Neste segundo trimestre, volta-se a fazer um hemograma para detetar a presença de anemia na mãe.

 

Teste de O’Sullivan

Com este teste, avaliam-se as possibilidades de desenvolver diabetes gestacional. Para medir este risco, tem que tomar 50 gramas de uma bebida de glucose. O objetivo desta ação é analisar como é que o seu corpo metaboliza a glucose. Para isso, realiza-se uma análise de sangue uma hora depois de ter tomado a bebida.

Como são analisados os valores? Se o resultado é inferior a 140, determina-se que não tem diabetes gestacional. No entanto, se for superior, realiza-se a “curva larga”, que consiste em tomar outras 100 gramas de glucose para tirar logo de seguida sangue quatro vezes durante uma hora. Se a percentagem obtida for normal, repete-se o teste de O’Sullivan semanas depois. Se for superior em duas das amostras, confirma-se que tem diabetes gestacional.

 

Serologia

Entre a semana 15 e 20, realiza-se o teste de serologia. Com este teste, deteta-se a probabilidade de o sangue da mãe ter substancias que possam fazer com que o bebé sofra anomalias cromossómicas como a Síndrome de Down. Se, neste trimestre, o resultado for positivo, estabelecem-se medidas de prevenção.

 

Ecografia

A ecografia do segundo trimestre conhece-se como “ecografia morfológica”. O objetivo desta é comprovar que o desenvolvimento do bebé é adequado. Analisa-se se a evolução dos diferentes órgãos é positiva, assim como o seu funcionamento. Também se observam as extremidades e possíveis malformações do bebé. Assim sendo, é a ecografia mais importante da gravidez.

Além disso, com esta ecografia confirma-se o que muitos pais desejam saber: o sexo do bebé.

 

Análise de triglicéridos e colesterol

Durante a gravidez, é comum que aumentem consideravelmente os níveis de triglicéridos e colesterol, até uns 150% e uns 30%, respetivamente. Por isso, é muito importante que a alimentação seja saudável e equilibrada durante a gestação. Devemos fazer o melhor para o nosso bebé, mas também para nós próprias!

 

Análise de Ferritina

Através de uma análise de sangue ou hemograma, analisa-se o nível de ferritina no organismo. Esta é uma proteína do sistema imunológico que se ocupa de recolher o ferro do sistema sanguíneo e distribui-lo pelo corpo. A falta de ferritina pode provocar problemas hepáticos, sendo por isso importante controlar os valores.