Conchas Protetoras: que nada te impeça de disfrutar o cuidado com o teu bebé

Chegou o momento. Nove meses dão para muitas ilusões, anseios, incertezas e preparativos.

No momento em que nasce o seu bebé, já tem tudo pensado e preparado, já imagina como vai cuidar dele, mima-lo e alimenta-lo, porque para si não há nada mais importante que ver o seu bebé crescer feliz.

Entre todos estes cuidados está a amamentação. Alimentar o seu bebé enquanto reforça o vínculo emocional com ele é o mais importante e está desejosa de que tudo corra bem. No entanto, em algumas ocasiões, deparamo-nos com diversas dificuldades que nos impedem de levar a cabo a amamentação, entre elas, as incómodas e dolorosas gretas nos mamilos.

causa mais comum para que apareçam as gretas é por causa de o bebé não pegar bem no peito e isto costuma ocorrer principalmente por dois motivos:

  • Não pega bem o peito, ou porque tem mamilos planos ou porque o bebé tem o freio lingual (freio curto que impede que a língua chegue ao palato).
  • Ter uma posição para amamentar que impeça o bebé de estar na posição correta para pegar bem o mamilo. Como consequência desta má postura, o bebé afasta-se do mamilo e succiona com mais força para evitar que este se escape.

Muitas mães são capazes de aguentar as dores e os incómodos que advêm de um peito com gretas nos mamilos, mas chega a uma altura que se torna insuportável e costuma levar a que se abandone a amamentação.

Quando começamos a ter gretas nos mamilos, o importante é tentar corrigi-las o mais rápido possível já que nos poupará problemas e grande sofrimento.

Mas… Como podem curar as gretas dos mamilos? Infelizmente não há nenhum método infalível e rápido para curá-las, mas sim algumas dicas que pode seguir para aliviar as dores e favorecer a cicatrização. Estas são:

  • Corrigir a posição na amamentação. Num artigo anterior explicávamos algumas posições para dar o peito de forma correta e que ao mesmo tempo sejam cómodas para o bebé e para a mãe. Em qualquer posição que se escolha, a cabeça do bebé deve estar sempre alinhada com o peito da mãe e deve-se orientar o mamilo até ao palato do bebé. Desta forma o bebé não terá que puxar ou succionar com mais força.
  • Se já temos gretas ou se já começam a aparecer sintomas, podemos utilizar protetores de mamilos que nos protejam.
  • Manter os peitos ao ar o maior tempo possível para evitar que rocem na roupa.
  • Também é recomendado aplicar cremes de lanolina e vaselina depois da toma.

conchas-protectoras2

As conchas protetoras que nos permitem proteger os mamilos de roçar na roupa, para além de evitarem dores, favorecem a cicatrização.

Em relação às conchas protetoras, há muitas no mercado e quase todas mais ou menos cumprem a função de proteger os mamilos de roçarem na roupa.

Mas as conchas protetoras de Dr. Brown’s são completas e eficazes já que, não só protegem os mamilos gretados e irritados contra o roçar da roupa, como também favorecem a cicatrização devido aos orifícios que permitem manter o mamilo arejado.

São de baixo perfil, o que faz com que sejam discretas e possamos usá-las debaixo da roupa quando saímos à rua.

Para além disso, têm uma função recoletora para a perda de pequenas quantidades de leite, evitando as marcas na roupa.

Ao contrário das “crenças populares”, não é aconselhável aplicar sobre o mamilo o próprio leite materno pois não está provada a sua eficácia, nem sequer é aconselhável lavar os mamilos constantemente pois eliminam-se as próprias secreções que o peito produz para se proteger.