Cuidados com os Bebés Prematuros

Um bebé é prematuro quando nasce antes da semana 37 de gestação e as razões podem ser diversas. Em certas ocasiões, pode ser consequência da idade da mãe: a partir dos 35 anos, aumentam as possibilidades de um bebé nascer antes do previsto. Da mesma maneira, também pode influenciar o facto de haver uma gravidez múltipla.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), sete em cada 100 bebés que nascem são prematuros. Estes sete bebés necessitam de ser assistidos pelos profissionais de saúde até que cumpram algumas condições. Estas são, entre outras, que sejam capazes de regular eles mesmo a sua temperatura corporal ou que pesem aproximadamente dois quilos. Em geral, isto é alcançado entre as semanas 37 e 40 de idade gestacional, mas depende das condições do bebé ao nascer.

Seja como for, quando se dá alta, os cuidados não acabam. Salvo algumas exceções, um bebé prematuro irá desenvolver-se da mesma maneira que um bebé nascido após as 37 semanas de gestação. No entanto, estes requerem cuidados específicos e um seguimento médico rigoroso, sobretudo durante o primeiro ano. Hoje vamos falar sobre quais são esses cuidados.

 

Alimentação

A OMS recomenda a alimentação exclusiva de leite materno durante os primeiros seis meses de vida. No caso dos bebés prematuros, é recomendado manter a amamentação durante todo o tempo que seja possível. Esta fortalecerá o seu sistema imunológico.

Em geral, um bebé prematuro necessita das tomas com mais frequência (8-10 vezes ao dia), pois o seu estômago é mais pequeno. Além disso, é possível que, pela sua escassa capacidade de sucção, necessite mais tempo do que o normal em cada toma. Também pode acontecer que fique cansado e não esvazie o peito como deveria.

Se tem problemas graves em succionar, podemos administrar-lhe o leite materno através de uma sonda.

Além disso, há biberões e tetinas especiais para prematuros que se adaptam às suas necessidades de alimentação. Na Dr. Brown’s, temos tetinas especiais com um fluxo mais controlado.

 

Ambiente

Um bebé prematuro tem menos gordura corporal do que habitual, sendo mais difícil conservar o calor. Por isso, é importante que, durante as primeiras semanas, a temperatura da casa seja superior aos 22ºC normalmente recomendados. Caso contrário, o bebé consumirá calorias para ter a temperatura adequada, e não ganhará peso como deve. A temperatura ideal do quarto do bebé deve estar entre os 21-24ºC.

 

Higiene

Os bebés prematuros têm mais possibilidades de sofrer de um vírus sincicial respiratório, um vírus muito comum que causa sintomas leves parecidos com os de uma constipação. Não é perigoso, mas, no caso dos prematuros, as suas consequências podem ser mais sérias.

Por isto, é importante sermos extremamente cuidadosos nos cuidados higiénicos dos bebés. Deve-se utilizar toalhetes descartáveis, desinfetar os brinquedos com frequência, lavar as mãos antes de segurar o bebé e mudar a fralda a cada três horas, mesmo que não esteja suja, entre outras medidas.

Assim, é recomendado que os bebés prematuros não vão à creche durante o primeiro ano de vida para evitar possíveis infeções. Se o bebé tem irmãos, é importante que estejam em quartos separados e limitar o contacto, especialmente se estão doentes.

 

Vacinação

No caso dos bebés prematuros, há que ser muito rigorosos com as suas vacinas. Ao nascer antes as 37 semanas de gestação, aumentam as possibilidades de contrair infeções. Isto é devido ao facto de os anticorpos que a mãe lhe deu durante a gestação terem sido poucos. Por isso, o seu sistema imunológico está menos desenvolvido e precisam de mais tempo que o habitual.

 

Sono

Em geral, os recém-nascidos dormem, aproximadamente, 17 horas diárias. No caso dos bebés prematuros, estes podem dormir inclusivamente mais horas. Não se preocupem se vêm que passam a maior parte do dia a dormir!

Como estão acostumados ao barulho e claridade do hospital, é possível que lhes custe conciliar o sono no seu berço. Por isso, é recomendado que, pelo menos ao princípio, deixemos a luz acesa e que haja um pouco de ruido no seu quarto, mas não demasiado! Podemos recorrer, por exemplo, a um rádio com o volume baixo.

Quando o colocarmos no berço, é importante que o façamos de boca para cima, a não ser que os médicos tenham indicado outra posição. Além disto, é imprescindível que não haja brinquedos ou objetos com que o bebé se possa asfixiar.

 

Passeios

É recomendado que o bebé não saia durante as primeiras semanas, até que se adapte ao novo ambiente. Apesar disso, se o bebé está bem e não há indícios de que o seu desenvolvimento não é o adequado, não há problemas que saia para um passeio. Isso sim, sempre com a autorização do seu pediatra!

Seja como for, é importante que, quando sairmos para passear, vamos para lugares pouco frequentados. Se houver muitas pessoas à sua volta, o bebé corre o risco de poder ser contagiado.


Controlo médico

Devido à sua situação, um bebé prematuro necessita de ter seguimento médico mais controlado. Em cada revisão, controlam-se aspetos como a sua visão, os seus ouvidos ou o seu sistema nervoso, entre outros. Por isso, é recomendado visitar o médico com frequência. Não tenham medo de parecerem muito insistentes! A saúde do bebé é o mais importante.

Por outro lado, se notarem alguma anomalia no comportamento do bebé, devemos consultar imediatamente o pediatra. Alguns destes casos são febre, choro contínuo, dificuldade em respirar ou falta de apetite.