Higiene oral do bebé

dientesÉ necessário iniciar uma correta higiene oral desde que o bebé é recém-nascido. Isto, não só ajudará a assimilar desde o início o hábito da higiene oral, assim como o ajudará a desenvolver a sua dentição de forma segura e saudável.

Porque é importante iniciar uma higiene oral correta em bebés?

As caries tornaram-se na doença crónica infantil mais comum. Por isso, é necessário prevenir o seu aparecimento.

A cárie dentária é uma infeção que inclui a destruição dos tecidos dos dentes provocada pelos ácidos produzidos pelas bactérias ao metabolizar o açúcar proveniente da alimentação.

O bebé nasce com a boca estéril e pouco a pouco fica invadida de germes. Estes germes, na maioria dos casos, provêm dos pais. A transmissão destes germes pode ser causada por alguns maus hábitos como limpar a chupeta com a própria boca dos pais, dar comida já mordida pelos pais ou beijar o bebé na boca. Os germes das caries podem-se transmitir da mesma forma que uma gripe.

Etapas na higiene oral

  • Desde recém-nascido até à erupção dentária

 

Desde os primeiros dias do bebé é necessário realizar uma higiene oral correta. Ainda que só se alimente com leite, este pode fermentar na boca do bebé e criar bactérias.

A higiene nesta etapa pode ser realizada passando pelas gengivas e cavidade oral do bebé uma gaze ou ponta de um pano limpo humedecido. O ideal é realiza-la uma vez por dia, de preferência depois da toma da noite.

Não se preocupe se ao princípio o bebé fica incomodado, pouco a pouco vai-se acostumar. Pode realiza-la no momento do banho se ele está mais relaxado ou quando o tenha seguro nos braços para que se sinta mais confortável.

  • Desde a erupção do primeiro dente até aos dois anos

higiene-oral-bebesNesta etapa devemos começar a escovar os dentes do bebé todos os dias; depois do pequeno-almoço e antes de ir dormir. Devemos utilizar uma escova de dentes especial para bebés que tenha a cabeça pequena e as cerdas arredondadas e suaves para não danificar as suas gengivas.

Pode-se usar pasta de dentes sem flúor mas em pequenas quantidades (um grão de arroz). Esta pequena quantidade não tem risco de intoxicação e podemos aumenta-la quando o bebé aprender a cuspir.

Devemos realizar movimentos circulares nos dentes e gengivas de forma suave.

  • A partir dos dois anos  

Nesta idade provavelmente o bebé já terá aprendido a cuspir. Devemos ensina-lo a escovar os dentes sozinho ainda que provavelmente, no princípio, seja melhor fazermos de novo para termos a certeza de que chegou a todos os locais da boca. A partir desta etapa podemos aumentar a quantidade de pasta de dentes (o tamanho de uma ervilha).

O ideal é colocar o bebé de frente para um espelho e escovar os dentes ao pé dele para que ele também aprenda por imitação.

Quando tiver quase todos os dentes e estiver a comer quase todos os alimentos, devemos ser mais cuidadosos com a escovagem e esta deverá durar pelo menos 3 minutos. Os movimentos deverão ser verticais (desde as gengivas até aos dentes) e passar bem pela língua, palato e bochechas.

higiene-dental-niños

Alguns conselhos práticos 

  • Lavar a escova antes e depois de cada uso com agua tépida
  • Verificar a escova regularmente para se certificar que as cerdas não estão gastas ou deterioradas
  • Não a ferver ou esterilizar
  • Substituir a escova de 3 em 3 meses aproximadamente
  • Supervisionar o bebé durante cada escovagem. Para além de evitar possíveis acidentes, partilhará um bom hábito com ele em família