A Primeira Experiência do Bebé no Mar

Por fim vão de férias! Vão ser uns dias para “desligar”e desfrutar com a família, seja onde for: no campo ou na cidade. Mas… e a praia? Têm planeado viajar até à costa para disfrutar do mar? E é a primeira vez que vão com o vosso bebé? Em qualquer dos casos, ainda que seja uma ocasião muito especial, devemos ter cuidado com o calor e os raios solares, entre outras coisas.

Neste artigo, vamos apresentar alguns conselhos para que a primeira experiência do vosso bebé no mar seja a melhor. Tome nota que é muito importante!

 

A Primeira Experiência do Bebé no Mar  Primeiro, com que idade?

É recomendado levar o bebé à praia a partir dos seis meses. Ainda que não seja um requisito indispensável, pois podemos levá-lo quando queiramos, devemos protegê-lo bem dos fatores externos como o calor e o sol. 

 

Evitar as horas mais críticas do dia

Na hora de planear uma viagem em família, devemos pensar bem quando ir. As horas críticas do dia, concentradas entre as 12 e as 4 da tarde, são pouco recomendadas devido ao forte poder do sol durante esse período de tempo. O melhor seria disfrutar de uma manhã cedo, agora que os dias são mais longos, ou então, ir a meio da tarde, quando o sol vai perdendo a força e se vai escondendo cada vez mais.

Se, em alternativa, decide ir nas horas de mais calor, leve um bom chapéu de sol e ponha o vosso bebé debaixo dela. A proteção também é uma solução. Devem ser de cobertura total e resistentes à água, e deve aplicar-se meia hora antes do banho.

  

Ir bem equipados

Para passar o dia na praia, devemos levar o fundamental. Para transportar o pequenito, use um portabebés. Se querem entretê-lo, bastarão levar alguns brinquedos. Levem convosco uma muda de roupa, assim como fraldas para o banho e toalhitas. Como é um local novo, o bebé prestará atenção a todos os detalhes. Por isso, ponham-lhe as braçadeiras e a boia e mostrem-lhe o que está à volta dele. Por certo que disfrutará da vista!

 

Um primeiro contacto pausadoA Primeira Experiência do Bebé no Mar

Todos os lugares desconhecidos podem ser um desafio para o bebé. Neste caso, a praia pode impor uma primeira visita. Assim sendo, recomendamos que o contacto do bebé com a água seja bastante tranquilo. Acompanhe-o a todo o momento para que ele a experimente, mas só o leve até à borda. Um lugar seguro para que molhe os pés e pode molhá-lo um pouco para que se refresque.

Outra solução muito acertada para estas ocasiões é levar uma piscina insuflável. Se o bebé mostrar desconfiança, pode sempre fazer-lhe a sua própria praia ao lado dos seus entes queridos. A partir dos seis meses poderão usá-la, e embora possa parecer segura e completamente inofensiva, é melhor manter o bebé debaixo de olho e ver se ele se sente incomodado.

 

Uma roupa que o proteja

Para grandes males, grandes remédios. Por isso, devido à força implacável do sol, vestimos-lhe uma roupa confortável que o proteja. Em primeiro lugar, um chapéu para que o sol não lhe bata na cabeça. De seguida, uma t-shirt com proteção para raios UVA e, finalmente, uns óculos próprios para o sol, se o seu bebé tiver mais de 18 meses.

Devemos ter em conta também os diferentes tecidos que combatem a radiação solar, como o neopreno. Este tipo de tecidos ajuda nos casos de hipotermia ou quando os banhos são de água muito fria, para evitar mudanças de temperatura.

 

A Primeira Experiência do Bebé no Mar  Brincar na areia

A água do mar pode provocar sensações excecionais, assim como também a areia. Por isso, o bebé deve familiarizar-se com ela, a tocá-la e a brincar com ela.

Aqui a função dos pais é fundamental. Quem disse que os castelos de areia são só para crianças? Tanto o pequenito como vós próprios podem disfrutar fazendo castelos com as formas do vosso filho.

Por outro lado, a areia também pode ser um “solo” no qual o bebé se sente seguro para caminhar e gatinhar. É um exercício que será ótimo para o correto desenvolvimento das suas funções motoras e para o crescimento. Devemos sim, abster-nos de ir à praia nas horas em que o sol está muito “alto”, como ao meio dia. A areia estará muito quente e o bebé não conseguirá tolerá-la.