Tudo o que Precisam de Saber Sobre a Bronquiolite nos Bebés

Não existem perigos maiores quando o bebé incuba um vírus. No entanto, os efeitos deste dentro do seu organismo prejudica a sua saúde assim como a de todos. Em dias e climas especialmente frios, é muito mais fácil ficarem doentes.

Neste artigo vamos falar-vos da bronquiolite em bebés, uma que é habitual neles, pelo que é necessário estar muito atentos aos seus sintomas e tratamento. Vamos lá!

 

O que é a bronquiolite?

É uma doença respiratória causada pelo vírus sincitial respiratório (VSR). Esta infeção provoca dificuldade nos pulmões para além da inflamação dos brônquios. Deste modo, o ar entra e sai com dificuldade dos pulmões e o ar acumula-se neles. O VSR transmite-se pelas secreções, no momento em que alguém tosse ou espirra. Este vírus é muito contagioso. Tão contagioso que pode encubar pelo contacto da roupa e inclusivamente dos brinquedos.

Estes surtos de vírus ocorrem duas vezes ao ano, durante os meses frios, normalmente de novembro a março. Afeta sobretudo as crianças com menos de dois anos devido à estreiteza das suas cavidades respiratórias e nos latentes entre os dois e seis meses de idade. Podem ocorrer isoladamente em bebés prematuros. 

 

Quais são os sintomas?

Os primeiros sintomas da bronquiolite são muito parecidos aos de uma constipação habitual. Começam por tossir levemente, com mucos no nariz e às vezes febre. Uns dias depois, a respiração do bebé é mais agitada e a tosse é mais profunda. Isto é devido à inflamação dos brônquios: estes segregam muco, dificultando a passagem de ar nos pulmões, o que produz ruídos no peito ao tentar respirar, como apitos.

Normalmente, o vírus persiste no corpo durante uma semana, no entanto, os efeitos severos desta doença normalmente passam ao fim de 72 horas. Nos dias seguintes apenas ficam pequenos momentos de tosse leve.

A bronquiolite pode causar problemas de asma ao bebé no futuro, quando adoecer novamente. Mas não se preocupem porque é facilmente tratada.

  

Existe tratamento para a bronquiolite?

Para a bronquiolite não existe nenhum medicamento: o vírus deve ser expulso. No entanto, existem remédios para acalmar os sintomas do bebé, como a febre e a tosse. Nesta situação, é fundamental manter o bebé hidratado e dar-lhe de comer pouco a pouco, sem necessidade de estar a forçar.

Quando o bebé é incapaz de ingerir bebida ou comida, é necessário levá-lo ao hospital, onde será assistido para fazer face aos efeitos mais severos. Também não se deve preocupar com isto, pois irá receber os melhores cuidados médicos. Quando o bebé é prematuro também deve dar entrada na urgência da unidade hospitalar.

 

Conselhos para tratar dos sintomas

Como dissemos anteriormente, podemos fazer face aos sintomas. De seguida vamos mencionar uma serie de conselhos para lidarem com a bronquiolite do vosso bebé:

  • O bebé deve estar completamente afastado do fumo do tabaco, no caso de membros da família fumarem. Isto pode causar uma obstrução maior nos seus pulmões.
  • Osoro fisiológico, assim como para os resfriados, é um remédio ideal para despejar as fossas nasais do bebé. Duas lavagens por dia serão suficientes para sentir alívio.
  • Tem que se lhe dar de comer e beber pouco a pouco, observando se é capaz de o fazer.
  • Nada pode combater o vírus, por isso deve evitar-se dar-lhe qualquer tipo de medicamento, a não ser que o pediatra indique o contrário. Este pode receitar um medicamento para aliviar os sintomas.
  • É recomendado não misturar biberões ou chupetas enquanto estiver doente. Assim, evita-se o contágio dentro do ambiente familiar.
  • Importante: ventilar o quarto do bebé, vai precisar de um ambiente húmido e purificado.