Um Novo Membro na Família! Como Evitar Ciúmes Entre Irmãos  

Quando um bebé chega à família, e não é o primeiro, o nosso filho mais velho tem tendência para ter ciúmes. Durante um tempo, a atenção que recebeu por parte dos seus pais foi absoluta. No entanto, com o nascimento de um novo filho, a situação em casa muda. O novo membro da família necessita de mais cuidados e, como consequência, o tempo de dedicação ao filho mais velho reduz-se.

Os ciúmes das crianças, independentemente da sua idade, caracterizam-se por um medo constante de perder os seus pais. Trata-se de uma fase natural por que passam a maior parte das crianças, por isso não nos devemos preocupar. Em todo o caso, devemos sim, fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para que a chegada de um novo filho não implique um problema a longo prazo.

Hoje, vamos ensinar-vos quais são os passos mais recomendados para que a relação entre irmãos seja ótima. Desta forma, irá estabelecer-se entre eles um vínculo afetivo e o irmão mais velho não verá o bebé como um inimigo, mas sim o contrário. Tome nota!

 

Preparação prévia

Antes do nascimento do bebé, é importante que sensibilizemos o nosso filho. Se lhe contarmos desde a gravidez que um irmãozinho vai chegar à família, terá mais tempo para aceitar as possíveis alterações que haverá meses depois. O ideal é fazê-lo no segundo trimestre para que a espera não seja demasiado longa.

É imprescindível que o nosso filho sinta que é parte desta nova etapa. Por isso, é recomendado que, durante a gravidez, contemos com ele nos momentos importantes: ecografias, nome do bebé, decoração do quarto… Assim, começará a ver o nascimento do seu irmão como um motivo de alegria, e não como um problema.

 

A chegada do bebé

Quando o bebé nascer, é importante que o nosso filho mais velho continue a sentir que faz parte desta “fase”. Por este motivo, devemos tentar que seja participativo em todos os cuidados do bebé. Se o encarregarmos de tarefas específicas, irá sentir-se integrado e, com isso, os ciúmes não serão motivo de preocupação.

Assim sendo, é importante que, no momento de receber visitas, os familiares e amigos lhe prestem atenção especial. De contrário, sentirá que já não é importante e que o bebé o substituiu. Uma boa opção é dar-lhe um pequeno presente.

 

Uma atenção sem mudanças

O novo membro da família necessitará de cuidados exclusivos a tempo inteiro. No entanto, devemos fazer com que o irmão mais velho não se sinta deslocado. Por isso, é importante que a sua rotina não seja muito alterada. Devemos sempre respeitar os seus horários, especialmente os do sono, da comida e do banho.

Para prevenir, é importante que lhe expliquemos que as nossas vidas se “alteraram” com a chegada do novo bebé, mas que tudo voltará à normalidade com o passar do tempo.

 

Alterações temporárias

Nem sempre depende de nós, mas sim é possível, devemos evitar que a chegada de um novo membro coincida com momentos importantes na vida do nosso primogénito. A soma de novas situações pode provocar uma “desestabilização” no irmão mais velho. Com isso, o que deve ser uma fase normal pode converter-se num motivo de verdadeira preocupação.

 

Sem preferências

Nunca devemos mostrar preferência pelo bebé, ainda que este precise de mais atenção. Se o fizermos, o irmão mais velho pode ter os naturais ciúmes, mas também tristeza e insegurança. Como consequência, irá acreditar que os seus pais já não o querem.

Como já comentámos, o bebé necessitará de cuidados exclusivos. No entanto, devemos mostrar o nosso carinho ao irmão mais velho a todo o momento. Temos que encontrar um tempinho todos os dias para estar junto dele, sem a presença do bebé. Este tempo, ainda que sejam apenas cinco minutos, deve ser um momento único de pais e filho mais velho.