Tudo o Que Não Sabia Sobre os Biberões

 

Os biberões são um elemento fundamental no desenvolvimento dos bebés. Não é possível que um pai ou uma mãe faça a alimentação dos seus filhos sem usar, mais tarde ou mais cedo, esta ferramenta útil.

Como curiosidade, contamos-vos que a primeira referência ao biberão remonta a 1.500 a.C., aproximadamente. Na Europa Central, utilizavam-se umas vasilhas de barro com os orifícios que tinham a função de alimentar o bebé.

Mas hoje não estamos aqui para dar aulas de história! Hoje queremos ser muito mais práticos. Se à algum tempo lhes

diziamos o que devemos ter em conta na hora de escolher um biberão, hoje queremos dar-lhes outros conselhos igualmente úteis. Se estão preparados, avancemos! 

Como preparamos o biberão?

Antes de começar, temos que ter em conta que a quantidade da toma que preparamos deve estar ajustada à idade do nosso bebé. Com esta ideia em mente, devemos saber que, em geral, devemos juntar 30 mililitros de água por cada medida de leite em pó. Não é aconselhável adicionar mais leite do que o recomendado, já que isso pode provocar a desidratação no bebé, mas também não devemos adicionar a menos pois estão estaremos a alimentá-lo basicamente só com água. E o bebé não quer isso! Em qualquer dos casos, o importante é seguir com atenção as proporções (água/medidas de fórmula) que o fabricante indicar na lata.

Para preparar o biberão, devemos encher com água, até ao nível que desejamos, e, de seguida, adicionar o leite em pó. É importante que o façamos sempre assim: primeiro a água e depois o leite. A razão é muito simples: se adicionarmos primeiro o leite em pó, é possível que não adicionemos a quantidade de água correspondente. Para efetuar a mistura, o ideal é mexer com a ajuda de uma colher – ou algo semelhante – ou movendo o biberão entre as mãos, como se tivéssemos um rolo. Não é aconselhável agitar o biberão, já que se formam bolhas de ar que o bebé vai engolir, e isto não é bom para as tão temidas cólicas!

Quando o biberão estiver pronto, devemos aquecê-lo. O aconselhado é que o façamos no micro-ondas ou com um aquecedor de biberões elétrico.

Depois de aquecido, devemos verificar que este tem a temperatura ideal: 36-37ºC, os graus correspondentes à temperatura do corpo humano e do leite materno. Podemos utilizar um termómetro para isso, mas também podemos recorrer ao método tradicional: quando tivermos a mistura preparada, vertemos umas gotas nas nossas mãos para confirmar que não está demasiado quente. 

Como damos o biberão ao bebé?

Com o biberão já preparado, é hora de oferecê-lo aos nossos pequenitos. Vejamos alguns conselhos que podemos ter em conta para o fazer da melhor forma possível!

  • É importante que, antes de começar, nos sintamos confortáveis, caso contrário, a toma do bebé pode resultar num problema, não só para nós próprias, como também para o bebé. Para ele, podemos utilizar uma almofada de amamentação, que, entre os seus benefícios, se destaca a alimentação em ângulo, que ajuda a digestão e, para além disso, reduzirá o refluxo e outros problemas de alimentação.
  • Na hora de dar o biberão ao bebé, devemos assegurarmo-nos de que a inclinação deste seja a correta. Se não estiver suficientemente inclinado, a tetina não se encherá toda de leite, pelo que o bebé absorverá grandes quantidades de ar e este resultará nos gases e nas temidas cólicas. Para além disso, é recomendável que sempre seguremos o biberão pelo meio para que a segurança seja estável e evitemos, por exemplo, possíveis derrames.
  • Se notamos que o bebé não succiona corretamente o biberão, é muito provável que não estejamos a usar a tetina correta. Nesse caso, devemos ter em conta uma serie de notas sobre a tetina.
  • Quando o bebé termina a toma, e antes de proceder à limpeza do biberão, é importante que seguremos o bebé e o coloquemos na posição vertical com o objetivo de arrotar e, desta forma, expulsar todos os gases que possa ter ingerido durante a sua alimentação.

Como limpamos o biberão?

Quando acabar a toma, devemos limpar o biberão, já que, se não o fizermos, não podemos evitar possíveis infeções que afetem o bebé. Existem várias formas de efetuar esta limpeza, destacam-se duas:

Esterilização

O método de esterilização pode realizar-se de três formas possíveis:

  • Consiste em colocar o biberão dentro de uma panela de água e deixá-lo até que comece a ferver, mas temos que ter muito cuidado, já que, se ultrapassarmos a temperatura e o tempo adequado, podemos danificar os componentes do biberão. Depois, devemos secá-lo e guardá-lo até que seja preciso usá-lo de novo.

Para este tipo de esterilização, podemos utilizar um aparelho. No caso do esterilizador elétrico de Dr.Brown’s, o processo realiza-se em 12 minutos e permite incluir até um total de seis biberões. Também temos a opção de usar um esterilizador de micro-ondas, é igualmente eficiente e mais económico, ainda que pareça ter menos capacidade.

  • No frio. Trata-se de introduzir o biberão num recipiente cheio de água e adicionar uma pastilha desinfetante. Este processo necessita, no mínimo, de meia hora.

Em qualquer dos casos, recomenda-se que, assim que terminar a toma, passemos o biberão por água para evitar que os restos de leite que ficam sequem. Desta forma, a esterilização será mais fácil e efetiva.

  • Limpeza com água e sabão

Para este método, é aconselhável que utilizemos escovilhões específicos para a limpeza do biberão, pois permitem que a limpeza seja mais minuciosa. Também devemos utilizar água tépida e sabão.

Na limpeza, devemos prestar especial atenção às tetinas, utilizando escovilhões apropriados para a sua limpeza que evitam que se rasguem no orifício. Quando tivermos terminado, podemos deixar todos os componentes do biberão virados para baixo para que sequem.